Plant Based Diet – Dietas Baseadas em Plantas

Para se ter a tão falada qualidade de vida, preocupação de muitos nos dias de hoje, estão englobados fatores como: atividade física, preservação ambiental e é claro alimentação saudável! Dentre a grande diversidade de dietas já existentes, surge a Plant Based Diet (Dietas Baseadas em Plantas), para quem quer mais qualidade de vida.

Este novo conceito dieta (Plant Based Diet), pode ser definido como consumir predominantemente alimentos de origem vegetal, sendo estes, responsáveis pelo fornecimento de nutrientes para o organismo.

Plant Based Diet é um modelo alimentar que possibilita a ingestão de alimentos da forma mais natural possível, evitando assim alimentos ultra processados, ricos em gorduras classificadas como ruins e açúcares. Este novo conceito não só proporciona uma alimentação mais saudável e equilibrada, como também a aproximação entre pessoas e natureza.

Além de ser uma dieta rica em minerais, vitaminas, fotoquímicos e fibras, ela é pobre em gorduras saturadas, no qual ajuda a proteger o organismo de doenças. Sendo também uma ótima opção para quem busca uma alimentação mais natural e mais saudável.

Há pessoas que acreditam que uma dieta sem carnes e/ou seus derivados pode acarretar em carência nutricional (proteínas), porém, os aminoácidos essenciais presentes nas proteínas, também podem ser encontrados em vegetais, claro que em quantidades diferentes em cada tipo de alimento. Por haver essas diferenças de concentrações de aminoácidos de um alimento para o outro, é fundamental que você invista na alimentação com intuito de suprir essa necessidade nutricional. Vale ressaltar que sempre com ajuda de um profissional capacitado.

Por Priscila Valadares – Nutricionista.